segunda-feira, 14 de abril de 2008

Dia 6 - O Dia em Caño Negro e La Fortuna

O acordar mais penoso da viagem! Não por ter sido às seis da manhã, mas sim pela exigência física que o dia anterior, nas grutas, exigiu.

Pequeno-almoço e partida às 7h25m para mais uma penosa viagem de duas horas, de carrinha, até Caño Negro.

Uma paragem a meio do caminho numa pequena localidade permitiu-nos observar uma grande quantidade de iguanas e lagartos "Jesus-Cristo".



Iguana



Jesus Christ Lizard



Esta pequena localidade é a "fonte" de alimento de todos estes animais e, como tal, torna-se bastante fácil observá-los a deambularem de um lado para o outro à espera da "comida fácil".


Prosseguimos caminho até ao nosso principal destino... a Reserva Natural de Caño Negro. O nosso simpático guia ainda nos ofereceu um "salta montes" (vulgo gafanhoto) feito na hora, em folha de palmeira.


* Reserva Natural de Caño Negro
Um barco muito modesto esperava-nos em pleno rio. Alguns assentos partidos, cobertura solar/chuva rasgada e zonas de ferrugem bem grandes... era este o barco que nos ia transportar. A viagem foi feita na direcçao contrária à Nicarágua, por motivos de segurança e para não termos problemas fronteiriços...



Vimos um pouco de tudo... lagartos, iguanas, caimões, morcegos, anhingas e outros pássaros bem exóticos, peixe-agulha (Gar), macacos congo e macacos de cara branca.




Caimão



Caimão #2



Fila de morcegos a dormir em pleno tronco de árvore



À pesca... o senhor do lado direito veste uma camisola da nossa selecção nacional :)



Macaco de cara branca



Macaco de cara branca #2



Macaco de cara branca #3



Macaco de cara branca #4



Morcego



Caño Negro



Gray Necked Wood Rail



Macaco uivador



Amazon Kingfisher (Guarda rios)



Anhinga fêmea



Anhinga macho


Para podermos fotografar os macacos de cara branca mais perto, decidimos desembarcar na perigosa margem do rio. O guia foi à frente e, no salto que deu para terra, enterrou-se até aos joelhos na margem ultra lamacenta. Nós, esperando o mesmo destino do guia, procuramos saltar para uma zona que nos parecesse mais consistente... e assim foi. Cerca de dois minutos foi o que conseguimos estar em terra... primeiro uns gritos estridentes... depois o abanar enérgico das árvores e alguns "objectos naturais" a serem projectados contra nós... era o ataque estratégico destes inteligentíssimos macacos. Bandeira branca e regresso rápido ao barco para podermos prosseguir o resto da nossa viagem.



Chegado o fim de mais uma actividade bastante recompensadora, voltamos à localidade mais próxima de Caño Negro para almoçar numa tasca (na Costa Rica designam-se por Sodas) onde comemos o típico Casado... uma delícia! Dizem que a carne de iguana é muito semelhante ao frango... perguntamo-nos se, em alguma refeição, teremos provado tamanha iguaria :).

No regresso, pedimos ao guia para nos deixar em La Fortuna! Aproveitámos para fazer umas compras nas casas de souvenirs. Era impressionante a quantidade de pessoas que tentavam impingir-nos um serviço de táxis ilegal... nós rejeitámos todas as ofertas e fomos procurar algo parecido com um parque de táxis. Encontrámos e, apesar do taxista ser altamente coxo e ter algumas dificuldades em chegar com os pés aos pedais, decidimos arriscar numa viagem de cerca de 5 km até ao nosso hotel.



Depois do jantar o merecido descanso. No dia seguinte, esperavamo-nos uma viagem bem cedinho para a zona de Guanacaste... os dias secos e sem ver chuva estavam a chegar...

Sem comentários: